Mitos e verdades sobre a CERTIFICAÇÃO MOS DA MICROSOFT – PARTE 1

Antes de explorarmos as características da certificação, bem como suas particularidades no exame, precisamos entender o que é a Certificação MOS.

A certificação Microsoft Office Specialist – MOS, é um exame que valida a proficiência do usuário nas ferramentas que integram o pacote Office, atestando que seu conhecimento corresponde aos padrões de desempenho reconhecidos mundialmente. Exame concedido diretamente pela Microsoft, atestando que você é fera em uma das ferramentas do pacote office (Excel, Word, Power Point, ACCESS, OUTLOOK), ou todas se preferir, ou seja, um mega certificado para o seu Currículo.

Como que funciona?

Para receber a certificação você precisa prestar um exame prático com diversas questões para resolver dentro do software escolhido. (Excel, Word, Power Point, Access, Outlook) – Você terá 50 minutos para resolver o maior número de tarefas possíveis (geralmente em torno de 28 no nível Specialist) e deve atingir no mínimo 70% do exame para receber o certificado.

É difícil? Preciso Saber inglês?

Difícil é um termo muito relativo, você pode escolher dentre os níveis (Specialist ou Expert) aquele que se sentir mais à vontade, estudar, praticar e meter a cara.

Um dos grandes desafios que podemos comprovar é o tempo. São apenas 50min para realizar uma média de 28 tarefas, isso dá menos de 2min de foco em cada questão. Aqui é que podemos comprovar a diferença entre o profissional que sabe bem o Excel e o Especialista. O Tempo de reação e adaptação é bastante exigido.

No momento, o inglês é exigido apenas para o exame no nível Expert (Nas versões mais recentes do Office como o 2016), onde todo o exame será executado no Excel em inglês, bem como todas as questões também serão redigidas em inglês.

Outro grande obstáculo nessa jornada da certificação é encontrar centro certificadores credenciados para prestar o Exame próximos de você, não temos muitos no Brasil, e diminui ainda mais se quisermos efetuar para a versão mais recente do pacote office (2016). Você consegue localizar o centro mais próximo de você acessando o site da Certiport, no link: http://www.certiport.com/locator e colocando os filtros como no exemplo a seguir:

Certificação - Site Certiport

 

 

 

 

Certificação - Fintan na Certiport

 

O que cai no exame?

No nível Specialist, serão testados a sua habilidade com manipulação de tabelas, intervalos, ferramentas de acessibilidade, configuração de página, operadores lógicos, edição de gráficos e resoluções de problemas utilizando fórmulas como: CONT.SES, SOMASES, CONCATENAR e SE.

Como sei se conseguirei passar no Exame?

Aqui na Fintan oferecemos para os alunos uma aula preparatória com simulado, para que o aluno esteja mais familiarizado com o sistema de avaliação. E principalmente com a gestão do tempo.

Quais os benefícios ?

Assim como qualquer certificado, o objetivo maior é aumentar o score do nosso currículo frente ao mercado. E quando obtemos alguns títulos, podemos dizer que novas portas se abrem.

Este post foi útil para você? Vamos colocar esse selo da Microsoft no seu CV? Deixe sua opinião nos comentários.

Na próxima parte de mitos e verdades sobre a certificação MOS, traremos especificamente os conteúdos mais abordados no Exame MOS Expert.

Comentários

comentários