5 Fórmulas para Turbinar as Suas Planilhas

Como já é de conhecimento da maioria, o coração do Excel são as fórmulas. É através delas que otimizamos e automatizamos inúmeros cálculos do nosso dia-a-dia.

O Excel possui dezenas de fórmulas em sua biblioteca, cada qual com a sua aplicação e importância.E se ainda for pouco podemos criar as nossas próprias fórmulas utilizando o VBA (Mas isso eu deixo pra nossa outra conversa).

O segredo de utilizar as fórmulas adequadas pra cada situação é conhecer bem as fórmulas e conhecer bem do negócio, saber onde quer chegar com as informações. E quando temos isso bem definidos, obstáculos vão aparecendo, como inconsistência dos dados, despadronização de preenchimento e até mesmo falta de estrutura e organização das tabelas, com isso trago 5 fórmulas que são extremamente práticas e que fazem toda a diferença nas nossas planilhas e na resolução destes problemas.

FÓRMULA [ ARRUMAR ]
Sabe aqueles espaços indevidos que aparecem em algumas tabelas de Excel? Especialmente em cadastros? Aqueles mesmo, que tem depois da palavra final, antes das palavras, eles estragam tudo não é mesmo? Estes espaços são
responsáveis por muita dor de cabeça quando trabalhamos muito com dashboards/relatórios, tabela dinâmica e filtros. Para que nossas fórmulas lógicas e estatísticas não sejam enganadas, nós conseguimos eliminar rapidamente estes espaços “EXCEDENTES” nas células usando a Fórmula ARRUMAR. Informe a célula que deseja ajustar e pronto, tudo corrigido.

Aplicação Excel: =ARRUMAR(texto)

FÓRMULA [ SOMASES ]
Sabe aquele relatório que você precisa fazer um milhão de filtros pra chegar no resultado final pra apresentar na tabela resumo ou no gráfico? E se eu te dizer que não precisamos mas fazer esses filtros manuais, deixa que as fórmulas matriciais e estatísticas façam pra nós. No caso da fórmula SOMASES, ela vai retornar a soma total de um intervalo numérico levando em consideração os seus critérios para tal ação, você vai passar para fórmula, basicamente os seus filtros e sempre que a base for atualizada os resultados aparecerão, assim como mágica, sem termos que fazer nenhum filtro na tabela de forma manual e frenética. Além da Soma, podemos contar (CONT.SES) ou fazer a média (MÉDIASES).

Aplicação Excel: =SOMASES(intervalo_soma;intervalo_critério1;critério1;
intervalo_critério2;critério2….)

FÓRMULA [ SE ]
Com a fórmula SE nós trazemos mais inteligência para nossa planilha, otimizamos análises e criamos resultados. Pois com a fórmula SE nós fazemos testes, nós perguntamos pro Excel o que nós precisarmos e ele vai ter duas respostas pra nós VERDADEIRO ou FALSO, é como se perguntássemos LARANJA É IGUAL MAÇÃ? FALSO, 5 É MAIOR QUE 3? VERDADEIRO. Podemos testar as mais variadas e infinitas regras do nosso negócio e programar
“cálculos/resultados” para cada uma das respostas.Parece difícil, mas esta fórmula descomplica muita coisa e faz a gente economizar muito tempo nas nossas análises =)

Aplicação Excel: =SE(teste_Lógico;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso)

FÓRMULA [ SEERRO ]
Planilha de Excel não é Twitter ou Instagram para ficar cheio de #(hashtags) como #DIV/0!, #N/D, #VALOR e outros, hehe. Uma planilha com células cheia de erros, além de piorar a análise estéticamente, ela transmite muita insegurança, dando brechas para questionamentos sobre nossos cálculos – Será que está calculando certo? Algumas células estão com erros! Para evitar este tipo de dúvida devemos utilizar a fórmula SEERRO para converter todo tipo de erro em outro valor, que pode variar dependendo da situação, mas se eu simplesmente não quero mostrar posso converter para vazio (abrir e fechar aspas “”) ou ainda as vezes é o próprio erro quem vai ipulsionar outra fórmula ou outro resultado. Use e abuse do SEERRO junto de fórmulas matématicas e de referências.

Aplicação Excel: =SEERRO(valor;valor_se_erro)

FÓRMULA [ CONCATENAR ]
Um termo pouco popular mas que ajuda bastante no mundo das planilhas. Concatenar é sinônimo de unir resultados, ou seja, eu posso concatenar vários resultados de varias fórmulas e célunas EM UMA SÓ CÉLULA. Ideal para apresentar resultados e para auxiliar nos critérios das fórmulas estatísticas.

Aplicação Excel: =CONCATENAR(texto1;texto2;texto3;texto4….)

Você ainda pode fazer uso do símbolo de & (E comercial) para fazer a mesma função
de concatenar.

Aplicação Excel: =texto1 & texto2 & texto3 & texto4..

Quanto mais vamos conhecendo o Excel, mais vamos descobrindo que não tem muito limite pra ele quando sabemos extrair o máximo de ferramentas que ele nos proporciona. E a aplicação inteligente de fórmulas como estas, sem dúvidas, é um grande passo na nossa carreria com as planilhas.

Me chamo Ruan Casas, sou professor e consultor Excel e VBA e estou aqui para compartilhar, trocar experiências e ajudar você a explorar o que há de melhor
no Excel.

Forte Abraço.

Saiba mais – Fintan Academy (www.fintan.com.br)

Comentários

comentários